COMO ENFRENTAR TEMPOS DIFÍCEIS

Algumas pessoas sabem enfrentar as adversidades e imprevistos ruins da vida, outras não conseguem. Você está em qual grupo?
Na Constelação Familiar, um dos métodos que utilizo para apoiar pessoas em seus processos de desenvolvimento e cura integral, vemos com clareza que quando alguém está fora do seu lugar no sistema familiar, sua vida se torna muito pesada.
Quando uma pessoa está ocupando um lugar que não lhe pertence, qualquer vento ou problema a derruba com facilidade e ela tem muita dificuldade para se levantar, para se recuperar. Portanto, a primeira providência que devemos tomar para enfrentar, resistir e superar os tempos difíceis é descobrir se está, de verdade, no lugar que lhe cabe no ciclo da vida. E isso pode ser facilmente percebido se for olhado para a relação com o grupo familiar.
Cada um de nós tem um lugar especial e importante para o sistema, mas, nossa arrogância e autoimportância cegam nossos olhos para essa deficiência que envenena e adoece o corpo, a alma e o espírito. Quando o ser se dispõe, com inteligência e mansidão, ocupar o lugar ao qual pertence, ajuda a si mesmo e contribui para o seu grupo familiar, sua empresa, enfim, beneficia o mundo inteiro e isso não é exagero.
Como enfrentar tempos difíceis?
Sabemos que há tempos difíceis fora e dentro da pessoa. Para enfrentar as crises sociais, políticas e econômicas é fundamental que, individualmente, cada um vá para seu lugar e contribua da sua forma, com seu estilo, mas que esteja em congruência com a sociedade à qual pertence.
Como isso pode ser realizado?
Honrando o lugar onde nasceu, sua cidade, seu país. Isso já é um ótimo começo. Quanto mais desrespeitarmos o lugar onde vivemos, a sociedade da qual fazemos parte, mais atrapalhamos a harmonização geral.
Para enfrentar os tempos difíceis no mundo interno, é preciso honrar o pai e a mãe biológicos. Não há exceção. Independentemente de quem sejam ou foram, das deficiências ou virtudes, todos os pais devem ser honrados pelos filhos, compreendendo as vidas pesadas que, na maioria das vezes, seus genitores tem ou tiveram. Ninguém consegue enfrentar e ter êxito nos momentos de adversidades se não se curvar respeitosamente aos seus pais.
Como disse antes, há um grupo de pessoas que sabe enfrentar os tempos difíceis e outro que não consegue nem sequer olhar para as dificuldades. Está na hora de você fazer uma escolha e tomar as atitudes que o impulsionem para a superação e a vitória. Você merece mais! (Texto: Aluísio Alves-Terapeuta Sistêmico, Psicanalista, Doutor em Educação Médica)

Próximos Workshops de Constelação Familiar e Cura Integral:
22.06.2017 – Campinas/SP
15.07.2017 – Pouso Alegre/MG
22.07.2017 – Poços de Caldas/MG
05.08.2017 – Uberlândia/MG
Atendimento em todo o Brasil!
contato@aluisioalves.com.br
(35) 98853-7100

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *