AS HISTÓRIAS QUE SE REPETEM NAS FAMÍLIAS

Sempre me intrigou muito o fato de ouvir, ler e ver casos na minha própria família sobre fatos familiares que se repetem por muitos anos, décadas e nos meus Workshops e atendimentos individuais de Constelação Familiar já vi isso ocorrer até por séculos.

Por que muitas histórias se repetem nas famílias? É importante perceber que todos os membros de um clã familiar, desde os mais antigos até os mais novos estão todos ligados, conectados, como se fizessem e fazem de fato parte de uma mesma tapeçaria, então por várias razões as histórias se repetem, mas a principal causa é a ligação que cada membro tem com o seu clã. Uma força muito grande entre seus integrantes .
Essas histórias podem ser:

– Fracassos na vida financeira;
– Doenças que se repetem, mesmo não tendo causas genéticas;
– Crimes, tanto a família sendo vítima ou perpetradora;
– Suicídios,
– A época em que nascem alguns filhos;

Mas para que serve essa informação sobre a repetição de histórias na família?

Existem repetições de histórias para mostrar que enquanto alguém do grupo familiar não se der conta daquilo que está por trás das histórias que se repetem, essas histórias continuarão se repetindo, porque diferentemente de nós que andamos correndo pra lá e para cá, as leis sistêmicas são atemporais, ou seja, elas não tem pressa.

Eu espero que a partir dessa reflexão você possa olhar com mais profundidade para a Constelação que você já fez, e para aqueles que ainda não fizeram, que busquem uma oportunidade de fazer uma constelação individualmente ou em grupo porque ali vocêvai perceber de uma maneira clara porque as histórias se repetem na sua família e como você poderá fazer para cortar essa linha de transmissão para não continuar prejudicando a si e aos descendentes, caso sejam repetições de casos negativos. (Aluísio Alves: Psicanalista, Constelador Familiar, Terapeuta Sistêmico).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *