COMO PAIS PODEM AJUDAR FILHOS A SEGUIREM BEM NA VIDA?

Algo que incomoda profundamente os pais conscientes é o fato de verem algum filho ficar estagnado na vida, mesmo tendo potencial e preparo para seguir com sucesso.

A alegria e o desejo de todo pai e mãe é que os filhos estejam bem e se encaminhando para o que acrescenta mais vida e prazer às suas vidas.

Os pais a quem já atendi ou acompanho em seus processos de solução e cura integral, seja individual ou em grupo, durante os workshops me informam que, ao trabalharem a si próprios e trazerem à consciência o que lhes escapava, o que desconheciam, com muita satisfação, percebem que os filhos começam a avançar e a resolver suas próprias questões. Alguns pais, ao compreenderem essa possibilidade e ao verem, acima de tudo, os resultados na vida prática, ficam profundamente gratos e, inclusive, recomendam o processo a outros pais e amigos.

A pergunta aqui é a seguinte: como os pais podem ajudar filhos a seguirem bem na vida?

Podemos começar respondendo o óbvio: só o fato do pai e da mãe desenvolverem a consciência acerca da responsabilidade de terem filhos, já ajuda muito os filhos a terem referências de seriedade e foco na vida. Porém, não é só isso. A vida é regida por leis muitos objetivas e imutáveis e, quando os pais tomam consciência da atuação de tais forças, descobrem o que precisam fazer ou deixar de fazer para ajudar seus filhos.

Muito raro é encontrar algum pai ou mãe que se negue a ajudar ainda mais seus filhos. Alguns genitores, inclusive, pecam pelo excesso, portanto, outra resposta é que tudo o que é feito a mais visando apoiar os filhos, pode ter efeitos indesejados, prejudicando severamente seres tão amados no seu movimento em direção ao sucesso na vida. Apoio deve ser dado na medida adequada; e cada pai deve perceber as diferenças entre os filhos para lhes ajudar de forma equitativa e não igual. É preciso perceber essa diferença.

Mas, voltando ao ponto das leis sutis que atuam na vida e na relação familiar: quando um dos pais resolve ajudar de forma real, sem ilusão, uma nova visão se lhes apresenta e muda suas visões de mundo. Passam a ver a realidade e não ficam mais reféns das suas imaginações ou desejos. A vida é real tem leis concretas que atuam, independentemente do que se acredite ou pense. As leis sutis não dependem da pessoa concordar ou aceitar para que atuem. Não. As leis profundas da vida são antigas, arcaicas e irrevogáveis. Continuam a reger as relações nos clãs familiares.

Pois bem, pais podem ajudar filhos a seguirem bem na vida se, eles, pais, ou um deles, pelo menos, se colocar no seu lugar no grupo familiar de origem. Isso faz com que os filhos possam, pela força da atuação da alma, assumirem seus lugares no clã onde tenham mais força para seguirem e serem bem-sucedidos. Já está na hora dos pais se convencerem de que há formas mais inteligentes de ajudarem seus filhos e, a principal delas é cada pai e cada mãe descobrir e ficar no lugar que lhes cabe no grupo familiar e na vida, de forma geral. (Aluísio Alves: Psicanalista, Constelador Familiar, Terapeuta Sistêmico)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *