MOTIVOS PARA VIVER E EVOLUIR

Eu não sei de onde vim e nem pra onde vou.

Por quê tive que vir? Por quê devo ir?

Esses são os versos iniciais da canção Voo e neles, vê-se, claramente a nossa ignorância sobre nós próprios. A maioria de nós, nem sequer se permite refletir sobre os sentidos da vida e das possíveis razões da existência. Vivemos muito mais tempo na inércia, seguindo o fluxo dos dias sem exercitar uma grandiosa virtude que está dentro de cada um: a reflexão.

Talvez você esteja pensando que apresentarei motivos para viver e evoluir de forma filosófica ou por algum viés de doutrinação ou convencimento, mas, já esclareço que não será por aí que encontraremos os reais motivos para nos firmar no caminho da vida e da decisão individual de evoluir, crescer integralmente para nos melhorarmos e ajudar curar a humanidade de suas mazelas e problemas existenciais. Veja quantas pessoas tem desistido de viver!

Mesmo que você não tenha uma resposta completa para a questão da sua origem, perceba um fato concreto: está no mundo, existe, vive, mesmo que enfrentando desafios, mas está presente e isso é tudo. Se ainda não tem convicção sobre seu destino ou objetivo de estar vivo, olhe com mais amor e atenção para si e continue buscando razões ou motivos profundos para ser quem sente que é, para desejar o que deseja e por ter sonhos a serem realizados. Você existe e algo dentro de si o impulsiona, o leva adiante. Imagine o quanto poderá potencializar sua busca por sentido e significado se, de boa-vontade, se dispuser a olhar para seus sentimentos e pensamentos com mansidão e disposição para compreender o que falta.

Se nossos antepassados tivessem desistido diante de tantas adversidades que enfrentaram na vida material, emocional ou espiritual, como estaríamos hoje?

Os nossos ancestrais são os motivos grandiosos para viver e evoluir conscientemente, ou seja, ter desejo e fazer esforço para nos aperfeiçoar em todos os campos de nossas vidas. Ao olhar para eles com profundo respeito por suas imperfeições e verdadeira gratidão pelo que fizeram para nós, recebemos a cura para nossos desânimos no corpo e na alma, revitalizamos nosso desejo de seguir adiante, mesmo com tantos desafios e impermanências. Para fortalecer seus motivos para viver o dia a dia, tornar sua passagem na Terra mais leve e geradora de felicidade para os semelhantes, desacelere suas cobranças em relação aos seus pais biológicos, seja agradecido por estar aqui, repito: mesmo com problemas a serem enfrentados. Isso tem o poder para mudar sua vida.

Se perceber, que está pesado encontrar ou elaborar motivos para viver e evoluir, seja realista e busque ajuda. A solução e a cura sempre estão perto de quem busca. Confie, busque e permita-se receber na alma o que precisa para ser mais feliz! (Aluísio Alves: Doutor em Educação Médica, Psicanalista, Constelador Familiar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *