ALGUMAS FUNÇÕES DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR

A vida, você já percebeu, exige de nós um olhar mais abrangente e mais atento às sutilezas e detalhes.

Já aprendeu também que o movimento da vida é maior do que você. A vida não para por conta dos nossos desesperos ou queixas. Nem mesmo os momentos agradáveis ficam congelados no tempo. Passam e a dinâmica de tudo segue.

Compreender, portanto, a própria vida e a vida maior que nos circunda é um desafio, porém, para os que ainda não estão disponíveis ou prontos para fazer esse movimento de olhar para a existência e para si, o desafio é muito maior.

O método da Constelação Familiar tem muitas funções para quem busca uma compreensão mais clara de si e da vida, porém, quero me limitar a comentar duas neste breve estudo e reflexão.

Primeiramente, tem a função de permitir à pessoa interessada enxergar o que está escondido atrás do que a incomoda ou do que lhe faz bem. Importante destacar que tenho encontrado muita gente que recusa as coisas boas que lhe chegam. Estranho? Pode ser, mas é muito mais comum do que se imagina. Olhar e perceber o que está gerando uma situação ou impedindo o progresso material, amoroso ou espiritual.

Em segundo lugar, uma função curativa e transformadora também: ajudar a pessoa encontrar o seu lugar no sistema familiar e na vida. Significa dizer que quando alguém faz contato com as Ordens do Amor e voluntariamente assume o lugar que lhe cabe e só por isso tem a solução para muitas questões, mas é preciso, como sempre digo, coragem para fazer esse movimento. Nem todas as pessoas querem, por vários motivos.

A Constelação Familiar bem conduzida é um maravilhoso método que transformou a minha vida e continua trazendo mudanças inacreditáveis à minha maneira de me colocar em relação ao meu autoconhecimento, aos desafios que enfrento e à existência de maneira geral. Tem curado e solucionado para uma quantidade cada vez maior de pessoas situações, adoecimentos, problemas financeiros, perdas de pessoas queridas, questões amorosas, relacionamentos com filhos, carreira profissional e tantos outros que não há espaço suficiente aqui para descrever.

É maravilhoso o método da Constelação Familiar e estas funções: a de permitir ver o que está por trás da questão ou do sintoma e de indicar o lugar que cabe a cada um no sistema familiar, na empresa e na vida tem força para curar e resolver o que, costumeiramente, fica parado ou é considerado sem solução. (Aluísio Alves: Doutor em Educação Médica, Psicanalista, Terapeuta Sistêmico, Constelador Familiar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *