ENCONTRAR-SE É O GRANDE DESAFIO

Quem é você e o que está fazendo da sua vida? Certamente, de várias formas, você tem ouvido esta questão há muito tempo. Ela não é nova, porém, é sempre desafiadora porque avançamos muito lentamente quando o assunto é o autoconhecimento.

Porém, neste breve estudo, quero abordar algo que, se você aceitar como exercício, poderá ser muito prático e frutífero na sua vida cotidiana. Refiro-me à atitude de encontrar-se e usar a força interna que você já possui. Não há como conhecer alguém sem que haja um encontro. Antes de você se esforçar no autoconhecimento, é preciso que supere o desafio de um autoencontro.

Autoencontro inclui conhecer de forma clara a imagem que tem si, os pensamentos e sentimentos que nutre em relação a você próprio e a forma como tem tratado e usado seu potencial. Usamos muitos recursos de maneiras não conscientes para evitar o autoencontro. Preferimos nos distrair a olhar-nos como somos, pior: às vezes, nos olhamos com desrespeito ou sem a devida valorização, resultado das críticas ou censuras que recebemos, ou seja, os condicionamentos que nos foram empurrados de fora para dentro. Introjetamos esses venenos e, sendo franco com você, nos matamos pouco a pouco porque engolimos falsos conceitos sobre nós e isso impede um verdadeiro autoencontro.

Olhe-se amorosamente, lave-se de eventuais sentimentos de culpa ou remorsos, perdoe-se, levante a cabeça e com humildade e inteligência, comece uma nova etapa da sua vida. Tenha profunda gratidão pela vida que chegou até você por meio do seu pai e de sua mãe, sejam eles quem quer que sejam, tenham eles os defeitos ou as qualidades que todos os seres humanos tem, seja grato e tenha um autoencontro positivo.

Encontrar-se é o grande desafio porque vivemos distraídos e imaginamos que a vida nos dará o tempo conforme nosso próprio ritmo ou interesse. Não é assim. Somos menores do que o tempo e do que a vida, precisamos nos colocar no fluxo natural das coisas. Autoencontro é fazer brilhar novamente o pensamento positivo, a atitude de fé que remove obstáculos, da convicção inabalável de que vai chegar aonde quer de verdade chegar.

Autoencontro é demonstrado quando trazemos para o mundo exterior os resultados na vida material, no conhecimento, na força de vontade para fazer o esforço necessário, é ter atitude de guerreiro para sair da perda do tempo e da superficialidade que nos chegam facilmente pelas conversas vazias tanto pelas redes sociais quanto pelas pessoas com quem nossos caminhos se cruzam. Os resultados devem ser práticos. Não se tem prosperidade apenas repetindo que vai ser próspero, é preciso acreditar, dizer e fazer algo. Sem ação ficamos presos na teia da ilusão. Pensamento positivo acompanhado de suor e esforço é sinal claro de que a pessoa venceu o desafio do autoencontro e que o sucesso está sendo construído.

Autoencontro é desafio que liberta e nos coloca, de novo, em contato com nossa verdadeira essência: iluminada, forte e saudavelmente triunfadora! (Aluísio Alves: Doutor em Educação Médica, Psicanalista, Terapeuta Sistêmico e Constelador Familiar)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *