QUANDO A PROFISSÃO OU EMPRESA NÃO FLUI, MESMO FAZENDO TUDO CERTO…

Olhar somente para o mercado nem sempre desata os nós que impedem a profissão ou a empresa de progredir.

Nos últimos anos tenho ajudado a profissionais das mais diversas áreas e empreendedores que decidem dar um novo ritmo em suas carreiras e obter resultados proporcionais aos esforços que fazem visto que se sentem completamente cansados e sem saber o que fazer, mesmo que afirmem estar fazendo tudo certo.

Fazer o que consideram certo nem sempre é o suficiente para avançar na vida profissional e destravar a empresa rumo ao sucesso.

Colocar a carreira profissional ou a empresa numa constelação tem trazido muitos benefícios, sobretudo, porque permite ver com maior clareza como era, como é e como poderá ser a partir da nova visão que se conquista. É preciso dizer, desde já, que toda profissão ou ocupação e toda empresa tem uma alma. Sim, embora esta afirmação possa chocar, mas é assim que se revela tanto um empreendimento ou uma profissão; enquanto o interessado não alinhar seus objetivos e esforços com a alma que toma a serviço de algo maior, muito esforço continuará sendo feito, porém, com pouquíssimos resultados ou, quando os resultados vem, se fazem acompanhar de adoecimentos ou perdas que nem de longe compensam o que foi conquistado.

Quando coloco uma constelação organizacional ou profissional e pergunto “o que está acontecendo aqui nesse sistema?”, algo se mostra para a pessoa que busca respostas e, imediatamente, sua postura de alma muda e, em seguida, se fizer da forma correta o que precisa fazer ou parar de fazer o que antes considerava o certo, os resultados serão positivos e trarão felicidade para o profissional ou para o empreendedor.

Mudanças de profissão ou começar uma segunda carreira são situações nas quais uma constelação ajuda a ampliar a visão e a compreensão com uma consciência mais abrangente. O que se faz necessário mostrar aqui é que o sucesso exige muito mais do que apenas uma abordagem técnica ou um alinhamento com o mercado.

Sucessão na hierarquia de uma empresa, seja familiar ou não, mudanças na estrutura ou no portfólio de serviços ou produtos exigem uma abordagem sistêmica que fornece informações preciosas para tomadas de decisões. Muitos empresários sofrem porque não conseguem, ainda, perceber essas forças sutis e poderosas que operam silenciosamente em suas organizações.

A constelação sistêmica da empresa ou da profissão revelam as hierarquias ocultas, os verdadeiros proprietários, as honras que precisam ser feitas, a reverência que falta à ocupação anterior ou aos verdadeiros fundadores do negócio.

Pense nisso porque olhar somente para o mercado nem sempre desata os nós que impedem a profissão ou a empresa de progredir. (Aluísio Alves: Doutor em Educação Médica, Psicanalista, Terapeuta Sistêmico e Constelador Familiar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *