A CURA DA ALMA DO GRUPO FAMILIAR

Antes de tudo é preciso reconhecer que um grupo familiar é movido por uma consciência que abarca a todos os membros, sem exceção, e isso significa dizer que cada clã tem uma força que pode ser reconhecida como uma alma.

Quando um integrante da família adoece ou quando descendentes passam a repetir histórias de adoecimentos, isso reverbera em todos os demais de forma atemporal, não se limita apenas aos que estão vivos em um determinado momento, daí se depreende que quando alguém faz um movimento interno e recebe uma solução ou cura, está solucionando ou curando também algo na alma do seu grupo familiar.

Trata-se de um imenso gesto de amor e lealdade ao clã quando uma pessoa se coloca humildemente no caminho da busca e faz o que é necessário ser feito para reencontrar a harmonia tão necessária para si e, mesmo que não se dê conta disso num primeiro momento, está ajudando a curar a alma do seu grupo familiar.

Conheço vários casos de pessoas que nunca buscaram solução ou cura no nível da sua alma e que foram beneficiadas por uma onda que atravessou sua vida porque foi desencadeada por outro integrante da sua família que fez algum movimento para se desemaranhar de situações desagradáveis sejam materiais, emocionais ou espirituais. A cura da alma do grupo familiar, ou seja, uma consciência maior que mantém todos os membros ligados e os conduz para finalidades mais abrangentes, se inicia quando apenas alguém da família abre a mente e o coração para solucionar e curar o que o impede de seguir com mais resultados, prazer de viver e uma profunda fé na vida.

Tanta gente está sem brilho, sem entusiasmo e sem saúde na alma e nem sequer percebe que isso é reflexo de algo que vem da força que move o grupo familiar inteiro. Muitas pessoas sofrem por desamor, falta de afeto ou incapacidade de manifestar amorosidade porque tem algo bloqueando sua livre expressão de compaixão e cuja força se mostra maior do que sua própria força de vontade, nível de compreensão intelectual ou crença religiosa. A alma do grupo familiar se sobrepõe à consciência individual, porém, quando um membro se movimenta para a luz, para o que é positivo, todo o clã fica mais iluminado e todos os integrantes melhoram em diversos aspectos. Não há como pensar em apenas melhorar-se, aliás, mesmo que a pessoa pense dessa forma, o efeito ecoará sobre a alma do seu grupo familiar.

Por isso, tenho presenciado e conduzido muitos movimentos em que a pessoa se submete às leis naturais que governam as relações com seu grupo familiar e com o universo, para ajudar poderosamente a alguns membros que precisam de auxílio com mais urgência devido às suas condições físicas, emocionais ou espirituais e, os resultados tem sido maravilhosos.

O surpreendente de tudo isso para mim, foi descobrir, após tantos anos nesse caminho, é que, embora a força da consciência grupal se imponha a cada indivíduo do grupo familiar, mesmo assim, cada pessoa, com seu amor, sua compaixão e sincera intenção, pode fazer muito para curar a alma do seu grupo familiar! (Aluísio Alves: Doutor em Educação Médica, Psicanalista, Terapeuta Sistêmico e Constelador Familiar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *