COMO TROCAR UMA VIDA AGITADA PELA PAZ ATIVA

Positivamente, muitas pessoas estão buscando trocar um estilo de vida agitada por uma postura de paz ativa. Significa que muita gente já percebeu os benefícios de uma vida serena no aspecto pessoal, profissional e na relação com o mundo e com os demais seres humanos.

A pergunta que cada um deve se fazer é: como trocar uma vida agitada pela paz ativa?

Paz aqui evoca o conceito de ação, uma mente que voluntariamente busca renunciar a hábitos e apegos que a desfigura, roubando-lhe sua riqueza humana e sensível, para adotar, praticar, exercitar e conquistar uma postura existencial, uma cultura de paz inteligente, inteligente porque é resultado de escolhas acerca do que é essencial, ou seja, é diferente do conformismo ou da passividade, é uma paz, portanto, ativa.

Felizmente, vemos brotar em muitas localidades, movimentos, grupos e iniciativas que visam a busca da calma da mente. Além de ser algo maravilhoso porque tem o potencial de oferecer oportunidades para muitos se autoconhecerem, abre, de forma efetiva, uma grandiosa conscientização a respeito do quanto é importante se mover, sair detrás das telas e ir para a prática dos vários estilos e métodos de meditação.

Entretanto, é fundamental ir ainda mais fundo: olhar para a alma, focalizar as raízes sistêmicas da própria origem num contexto familiar, afinal, somos, todos, sem exceção, partes de algo maior e cujas ramificações influenciam nossas vidas devido ao pertencimento a uma consciência mais abrangente, exatamente, a do grupo familiar. Nossas raízes podem nos fazer falta em momentos de tantas rupturas quanto a humanidade tem feito nos dias atuais.

Trocar uma vida agitada por uma paz ativa é criar espaço interno para que boas soluções aconteçam e para que a cura do corpo, da dimensão emocional e da relação com Deus, entendida aqui também como o aspecto transcendente do ser humano.

Sem paz ativa, desejada, buscada, torna-se um pesado desafio desfrutar integralmente da vida, ajudar a melhorar o mundo em que vivemos.
Quando cada um tem a coragem para mudar sua vida, adotando novas posturas de não-violência, de conexão amorosa com os semelhantes, com a natureza e com o cosmos, está ajudando a fortalecer a grande teia dos que cultivam a boa-vontade e a solidariedade que transformam a face da humanidade e do Universo inteiro.

Decida-se viver uma vida plena, livre, feliz, leve e prazerosa, em que cada dia seja tomado com gratidão e como um raríssimo presente que a Providência oferece.

Cultive a paz interna e deixe no passado a destrutiva vida agitada. Você pode escolher a paz, é um poder que está em suas mãos. Exerça-o em benefício de si e de todos os Seres! (Aluísio Alves: Doutor em Educação Médica, Psicanalista, Terapeuta Sistêmico e Constelador Familiar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *