ILUMINAR A VIDA É AMPLIAR A CONSCIÊNCIA

O aperto no peito que muitos sentem é, verdadeiramente, resultado do sufoco que se torna a vida para quem recusa uma realidade maior.

Uma vida estreita, apertada, sem soluções e demasiadamente sofrida gera para a pessoa os resultados na mesma proporção, daí que o movimento de cura vem com a ampliação da consciência a respeito dos fatos reais, da historia familiar e do grupo social a que pertence.

Vi, nos últimos dias, noticias de um jovem artista, muito famoso, que precisou ser hospitalizado porque começou a ter sintomas de pânico, medo de morrer, um verdadeiro sufocamento da sua respiração e seu corpo entrou em colapso, precisando, portanto, de socorro médico.

Nosso mundo interno é semelhante a uma casa. Se está superlotada, dificulta a circulação do ar e o ambiente se torna pesado, denso e sem espaço suficiente para o morador se movimentar livremente. Quantas pessoas oriento para que façam um esvaziamento da casa e da mente e que são, logo em seguida, levadas emocional e espiritualmente a novas percepções, com maior leveza e amplidão.

Iluminar a vida é ampliar a consciência. Quando se esvazia uma casa e deixa lá apenas o que é necessário, a luz do sol penetra, os ventos da renovação circulam… uma vida cheia, com acúmulos, é uma vida apertada, limitada… é uma casa na qual o morador não cabe… falta espaço.

Ampliar a consciência significa perceber mais, abarcar mais elementos da existência e obter maior clareza, com um novo ponto de vista em que pode enxergar mais além, para o futuro e para o presente, sem esquecer que você é fruto de uma longa história, do Criador da Vida com todos os seus ancestrais… ampliar a consciência é dar um lugar para o que e quem é importante na sua história de vida, além, de ter a coragem para descartar o que é supérfluo e ilusório em sua passagem por este Planeta.

Não há como conciliar o que leva você para o mais, que é a própria vida se ampliando e aquilo que empurra seu coração para o menos, que é a redução da força existencial que perpassou a todos os seus antepassados e abarcou você e o toma a serviço de algo muito maior: ou você estará olhando para a vida ou para aquilo que rouba sua alegria de viver e estar no mundo.

Iluminar a vida é ampliar a consciência, é incluir a todos do seu grupo familiar de origem, o que erraram e os que acertaram, os sensíveis e os brutos, os afetuosos e os indiferentes… na vida social, é mais do que aceitar, é incluir os que pensam e agem de modo diferente do seu porque é só assim é que terá um lugar no coração do seu clã familiar e da sociedade da qual é integrante.

Quando a pessoa faz, com sinceridade, um movimento de buscar a cura para as dores que afligem sua alma e cujas consequências são sentidas no corpo e nos resultados práticos da vida, algo muito maior se move e atua a favor da iluminação de quem busca e lhe ajuda a perceber que o todo é muito maior do que pensa e é aí que vem a iluminação, essa maravilhosa consciência ampliada para a força eterna do amor que conecta-nos a todos a serviço da Vida. (Aluísio Alves: Psicanalista, Doutor em Educação Médica, Constelador Sistêmico, Executive Coach, Treinador Comportamental)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *