COMO LIDAR COM O QUE AMARRA SUA VIDA

A primeira atitude de quem quer ser livre para fluir com a vida é saber claramente o que o amarra e impede de seguir.

Quase sempre as pessoas ficam somente reclamando que suas vidas não estão como gostariam, mas, por ficarem apenas falando, transmitem uma mensagem oculta: não sabem como ou não querem agir. Sem ação ninguém conquista muito além de ficar muito bem treinado em divagações e viagens imaginativas, mas não se curam e nem avançam na vida.

Para saber o que está impedindo sua vida de ir adiante é preciso ter coragem para olhar diretamente para os próprios hábitos de pensar, sentir e agir. A forma como essas dinâmicas internas acontecem apontam para o que está amarrando a pessoa. Mas ter coragem não é algo que todos estejam dispostos a por em movimento. Coragem é agir, apesar dos medos e inseguranças. Coragem é agir enquanto sente medo.

Após identificar com clareza o que amarra sua vida, a pessoa terá diante de si o obstáculo a ser superado. Assim, poderá evitar o gasto inútil da própria energia e focar no ponto exato em que sua vida está presa, libertando-se para viver uma vida próspera, abundante e sábia.

Talvez encontre o que não gostaria de saber, por exemplo, que o nó da vida está numa relação equivocada com membros da família ou outras pessoas, ou crenças ou instituições e até com o próprio mundo… mas, para fazer a vida acontecer terá que atuar nesse nó, mesmo que sua resistência interna tente gritar mais alto para manter o buscador preso e infeliz.

As ideias equivocadas e crenças distorcidas sobre a própria história podem ser os maiores inimigos a serem derrotados na academia interna! As soluções e curas podem vir em cápsulas amargas e absolutamente ilógicas ou distantes do que habitualmente as pessoas acreditam. Existem camadas muito profundas abaixo da superfície da nossa tagarelice interna e externa, por isso, sem que o saiba, muita gente prefere viver mergulhada no barulho e na correria para evitar ser confrontada pelas vozes da alma que vive amarrada e esmagada sem poder fazer explodir seu potencial de amor e de capacidade para ser, fazer e ter mais.

Como lidar com o que amarra sua vida? Você já sabe: antes de tudo, descobrir o que verdadeiramente trava ou impede sua fluência, leveza e felicidade; em seguida, mesmo que precise da ajuda profissional de quem tem os equipamentos para mergulhar na perigosa areia movediça da mente, romper como um poderoso guerreiro, com aquilo que torna sua vida tão apertada e amarrada a ponto de estar perdendo o ritmo dos dias e o vigor dos tempos que passam em alta velocidade. Resolva, agora, encarar o que está amarrando sua vida. (Aluísio Alves: Psicanalista, Doutor em Educação Médica, Constelador Sistêmico, Executive Coach, Treinador Comportamental).

One thought on “COMO LIDAR COM O QUE AMARRA SUA VIDA

  1. Cristina Brito Reply

    Maravilhoso. Tudo que estava precisando ouvir hoje. Obrigado. Aluisio Alves. ” agir mesmo com medo “.
    👏👏👏👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *