VIDA TRAVADA E COM TUDO PARA AVANÇAR E TER SUCESSO: ISSO EXISTE?

A ansiedade e o estresse chega a níveis insuportáveis quando a pessoa percebe que tem tudo para avançar e ter sucesso e, estranhamente, mesmo assim, sua vida continua travada.

Esforços, especializações, educação continuada, leituras motivacionais, atualizações profissionais, atividades físicas, pensamentos positivos, fé… por quê para muitas pessoas isso tudo não é suficiente para fluir na prosperidade, na carreira profissional e na conquista dos objetivos e realização de sonhos?

Observe os exemplos de pessoas que conseguiram destravar suas vidas após novas compreensões e analise se existe algum ponto de identificação com você:

Era uma mulher bem resolvida, jovem, porém, com excelente formação universitária, fizera um MBA, tinha visão empreendedora e ótima comunicação. Dela se podia dizer sem medo de errar que era alguém que sabia o que queria e aonde estava determinada a chegar com sua carreira profissional, porém, algo do qual ela não se dera conta a impedia de seguir e sentia, cada vez mais, que sua vida estava travada. As várias oportunidades de trabalho que conseguira derreteram como o gelo sob sol forte e isso estava lhe tirando a vontade de viver, a insônia a capturava frequentemente, e, mesmo contra a sua vontade, já fazia uso de medicamentos para baixar a ansiedade e fazê-la dormir… nos momentos mais desesperadores pensou muita coisa ruim contra si mesma. Não acreditava em mais nada e começava, perigosamente, a viver uma crise existencial marcada pelo vazio e pela ausência de sonhos.

Teve, entretanto, a lucidez de, após ouvir de umas amigas, que deveria buscar outro tipo de ajuda que olhasse mais profundamente para dentro de si, entregar-se a três sessões em que constelou sua carreira profissional. Percebeu, durante os atendimentos, o quanto deixara de lado aspectos muito importantes da sua relação interna com seus pais. Ao resolver isso em sua alma, com muita rapidez, algo aparentemente inexplicável aconteceu e aquela profissional entregou-se às novas oportunidades, escolheu a que mais gostava e, sua prosperidade material e realização aconteceram ao mesmo tempo.

Outra situação foi a de um homem que fora bem sucedido em boa parte da sua vida, agora já estava mais amadurecido e, ao contrário do que imaginara para si e para sua família, seus negócios começaram a virar vento… entrou em uma segunda atividade com intenção de complementar o que a primeira carreira não estava gerando e, por mais que se esforçasse, tudo ia travando em sua vida, o psicológico se espatifava cada vez mais e sentia-se um fracassado completo.

Teve muita dificuldade em admitir que precisava de ajuda, mas, como a dor é uma mestra implacável, ele decidiu, com humildade, verificar o que estaria acontecendo em seus negócios e o que estaria apagando seu brilho e sua competência.

Com cinco sessões nas quais olhou para questões familiares cujas lembranças nem estavam presentes em sua cabeça, abandonou a segunda atividade e passou a se dedicar somente à carreira original, mesmo com um certo ar de insegurança…

O sorriso voltou ao seu rosto e sua vida financeira ficou em ordem em tão curto prazo que, até hoje, ele diz não entender o que aconteceu.

Não importa muito o que aconteceu em cada um desses exemplos, porque explicar e saber das coisas nem sempre destrava a vida pessoal e profissional. Importante é observar com gratidão os efeitos que explodiram nessas duas pessoas que pararam de se autoenganar e buscaram solução e cura definitivas.

Muitas vezes, procuramos a solução e a cura para o que trava nossas vidas e, movidos pelas crenças, opiniões ou visões de mundo, ficamos girando sem entender o que nos impede de seguir, até que nos permitimos com serenidade, objetividade e sincero desejo de ser mais para fazer mais, colocar nossas vidas em outro movimento, o movimento da alma. ! (Aluísio Alves: Psicanalista, Doutor em Educação Médica, Constelador Sistêmico, Executive Coach, Treinador Comportamental).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *