RESSIGNIFICAÇÃO DOS SEGREDOS DE FAMÍLIA

Segredos de família influenciam de maneira inconsciente, ou seja, pessoas sofrem com os efeitos em vários setores da vida, porém, não conseguem perceber o que está por trás dos problemas.

Em determinados momentos da história da família de origem, aqueles pais ou outros antepassados guardaram algum acontecimento, algum ato cometido, doenças, abortos, crimes, fracassos, abandonos, promessas não cumpridas, fatos que, de alguma maneira, se fossem expostos poderiam causar outros danos, mas, na memória atemporal que envolve o clã, o que foi guardado como segredo, acaba se mostrando de diversas formas nas vidas de alguns descendentes. Por quê isso acontece? Não há respostas conclusivas, mas, é uma dinâmica que se revela com muita frequência.

Uma vez que por meio de uma abordagem terapêutica profunda e segura algum segredo venha à tona, a pessoa poderá com a ajuda profissional, ressignificar isso e retomar a harmonia e o equilíbrio integral. Já atendi muita gente que reclamava de ter feito alguma terapia na qual foi dito qual era a causa, mas nada foi feito para a cura efetiva, então, de nada adiantou, não houve solução.

Alguns segredos de família estão nos bastidores inconscientes dos fracassos financeiros, de adoecimentos, de dificuldades repetitivas em relacionamentos amorosos, em temperamentos destrutivos, depressão, pânico e outros desconfortos físicos, mentais, emocionais e espirituais.

Pessoas que não conseguem se sentir bem na presença de alguns parentes, por exemplo, sentindo forte repulsa, precisam olhar para eventuais segredos de família ligados a injustiças cometidas contra membros do grupo familiar.
Muitos pais, mesmo que neguem isso, acabam tratando filhos de maneira muito desigual, cometendo injustiças severas, dando privilégios a uns e exigindo pesadamente de outros filhos… a incubação desses sentimentos ficam sob uma capa de silêncio em que ninguém fala sobre isso, porém, os efeitos gritam muito alto e acabam afetando as relações familiares, separando por abismos intransponíveis membros que poderiam ter mais proximidade, afeto e confiança.

Segredos sobre abortos cometidos deliberadamente e sem motivos indicados pela medicina por risco de vida da mãe, do bebê ou de ambos, acabam trazendo ondas de repercussão sobre mulheres e homens que, mesmo não tendo nenhum impedimento orgânico, não conseguem levar adiante o sonho de ter filhos, quando isso é ressignificado, algo novo se mostra porque aqueles atos do passado vieram à luz e foram respeitosamente incluídos sem julgamento na história familiar.

São apenas alguns exemplos para ilustrar e não devem ser tomados como padrão para todos porque cada pessoa tem uma família e cada família tem sua própria história, mas, se você enfrenta questões que possam indicar problemas com segredos de família, procure ajuda profissional numa terapia profunda, capaz de chegar à raiz dos desafios humanos. Aluísio Alves: Psicanalista, Terapeuta Sistêmico, Pós-Doutorando em Educação, Doutor em Educação Médica, Hipnose Clínica, Mentoria de Líderes e Equipes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *