CONSTELAÇÃO DE VÍCIOS, SINTOMAS E DOENÇAS

Vícios, sintomas e doenças aprisionam na dor psíquica e física tanto a pessoa que sofre quanto a seus familiares.

Mesmo os vícios socialmente toleráveis quanto à bebida e outros, sempre deixam suas marcas de infelicidade e de uma certa impotência de quem os pratica para se livrar deles como se fosse tão simples assim. Acontece que um vício, mesmo que a pessoa não perceba, nunca vem sozinho, e isso é preocupante e imprevisível visto que arrasta o indivíduo para longe da vida e dos seus projetos profissionais e amorosos.

O alcoolismo, por exemplo, tem sido um vício cada vez mais destrutivo dos relacionamentos amorosos e das boas relações entre pais e filhos assim como com todos os familiares. Esposas sofrem demasiadamente com os maridos viciados e isso é algo crescente na atualidade.

Sintomas e doenças tiram da pessoa a alegria até em fazer as pequenas coisas do dia a dia: uma conversa informal já lhe exige muito, realizar as tarefas profissionais se torna um fardo pesado, cuidar da vida espiritual é quase impossível… tudo devido à perda da energia pessoal e dos sentimentos que daí decorrem, por exemplo, autoestima baixa, fim da autoconfiança, força de vontade enfraquecida, pouco desejo de desfrutar da vida…

O que, de fato, se oculta atrás dos vícios, dos sintomas e das doenças?

Tratar diretamente dos sintomas é importante sim, porém, é preciso complementar o tratamento com uma ferramenta que permita enxergar o que está por trás desses desconfortos tanto físicos quanto psíquicos e descobrir a própria posição pessoal em relação ao que incomoda. Para que isso aconteça, a pessoa deverá estar aberta e disposta a olhar para o que será descoberto no seu campo familiar e em como sintomas, vícios e doenças entraram nesse campo.
A partir daí, o que quase sempre é instantâneo, a pessoa tem a oportunidade de se colocar no seu lugar e criar, por isso, maiores chances de se curar dos males que lhes afligem e perturbam fortemente seus familiares. Não é mágica porque exigirá da pessoa a abertura para buscar e o compromisso de continuar seus esforços, porém, agora com clareza sobre o que está oculto atrás dos problemas.

A constelação dos vícios, sintomas e doenças, certamente, é uma porta que se abre para a pessoa ampliar sua compreensão a respeito do que provocou o estado de coisas que a elimina do jogo da vida cotidiana e, ao mesmo tempo, reconectar-se com a força ancestral que vem percorrendo seu grupo familiar desde tempos muitíssimos antigos. Assim, ao mesmo tempo em que enxerga a origem dos vícios, sintomas e doenças, compreende o que lhe cabe fazer ou deixar de fazer para conseguir a boa solução e a cura.

Aqui cabe perguntar: a necessidade de cura seria só no nível físico e dos hábitos ou também no nível do espírito?

Busque solução porque a vida é demasiadamente curta para ficar adiando resolver o que precisa para destravar sua força realizadora, afinal, vícios, sintomas e doenças aprisionam na dor psíquica e física tanto a pessoa que sofre quanto seus familiares. Faça algo por você e pelas pessoas que o amam! (Aluísio Alves: Psicanalista, Terapeuta Sistêmico, Pós-Doutorando em Educação, Doutor em Educação Médica, Hipnose Clínica, Mentoria de Líderes e Equipes).

One thought on “CONSTELAÇÃO DE VÍCIOS, SINTOMAS E DOENÇAS

  1. TARCISIO DE OLIVEIRA E SOUZA JUNIOR Reply

    Ao meu ver todo o vicio é uma doença e as doenças que carregamos por vicio geralmente trazemos de outras vidas para na presente exercitarmos a liberação de cada um deles existentes em nosso ser!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *